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Troca e Devolução

Política de Troca e Devolução

Você recebeu o seu pedido e precisa fazer a troca ou devolução do(s) produto(s) por algum motivo? A equipe de atendimento da Ricardo Eletro está aqui para te ajudar ;)

Nossa Política de Troca e Devolução está baseada no Código de Defesa do Consumidor. Nosso compromisso sempre será o de proporcionar uma ótima experiência de compra e essa disposição também se estende ao nosso pós-venda. Aqui estão algumas diretrizes para realizarmos seu atendimento:

Condições gerais para a solicitação

Antes de comprar, fique atento a alguns detalhes do item que está comprando! Além de analisar se ele atende a suas necessidades, é importante observar também: 
  • A ficha técnica e descrição do produto;
  • Detalhes como voltagem e eficiência de energia;
  • Cor do produto (é importante saber que as imagens apresentadas são meramente ilustrativas. Leve em consideração a descrição do produto no site);
  • Dimensões do produto (confira se as medidas estão adequadas a elevadores, portas e corredores do local de entrega e de instalação do produto).

Seu produto está a caminho? No ato da entrega, verifique se o produto está avariado, com a embalagem violada, ou se possui alguma divergência. Caso isso seja identificado, recuse a entrega e registre uma observação no verso do DANFE, sem assinar o comprovante de entrega. Ah, também é importante entrar em contato conosco imediatamente, através do telefone 4002-2343. Você pode também mandar um e-mail, clicando aqui.

Se arrependeu de sua compra? Conforme o artigo 49 (quarenta e nove) do Código de Defesa do Consumidor, você tem até 7 (sete) dias corridos contados do recebimento do produto para desistir de uma compra feita pela internet. Para solicitar o cancelamento por arrependimento, é necessário seguir as seguintes condições:

a) Antes de devolver o produto, é necessário comunicar o motivo de cancelamento da compra através de nossa Central de Relacionamento. Se preferir,entre em contato por aqui;
b) Solicitações após o prazo de 7 dias não serão aceitas;
c) O produto deve estar na embalagem original (interna e externa) e com todos os seus acessórios que o acompanham (ex: manual, controle remoto,fone de ouvido, cabos, etc);
d) O produto deve estar sem indícios de uso;
e) e) É imprescindível que o produto seja devolvido com a 1ª via da nota fiscal de venda para identificação em nosso Centro de Devolução ou pelo Parceiro de Marketplace. Por favor, relate no verso o motivo da devolução.

Caso os requisitos acima estejam em desacordo, o fornecedor, RicardoEletro.com e/ou parceiro de Marketplace estarão desobrigados a aceitar o cancelamento da compra. Nesse caso, o(s) produto(s) será(ão) devolvido(s) para o endereço de entrega, sem restituição de valores, e todo o processo de devolução será cancelado.

Seu pedido chegou avariado? O ideal é que você recuse o recebimento do produto no ato da entrega caso tenha visto a avaria. Mas se você recebeu o produto, o procedimento é bem parecido com o anterior, porém você tem 1 (um) dia para sinalizar avaria do seu pedido, ou seja, você deverá comunicá-la no mesmo dia da entrega. Para isso, você poderá preencher o Formulário de Troca e Devolução no site. Nossa equipe irá analisar sua solicitação e retornaremos o mais breve possível.

Seu pedido apresentou defeito? O prazo para informar defeito funcional ao lojista, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é de até 7 (sete) dias corridos, contatados a partir da data do recebimento do produto. Se você está dentro desta regra, preencha o nosso Formulário de Troca e Devolução detalhando exatamente o defeito apresentado, além de outras condições do produto. É importante detalhar o máximo de informações possíveis, como qual o defeito apresentado, quando notou o defeito, estado da embalagem, etc. Retornaremos o contato o mais breve possível.

Caso o prazo de 7 (sete) dias esteja expirado, mas ainda esteja dentro da garantia original do fabricante, será necessário entrar em contato com o fornecedor. Para facilitar, você pode consultar aqui a lista de contatos de alguns fornecedores.

Como devolver os produtos

Independente do motivo da devolução é indispensável que você tenha conhecimento do processo de logística reversa do produto:

Se você recusou a entrega do produto, sua solicitação somente será atendida após o retorno de seu produto ao Centro de Distribuição. Se sua mercadoria foi entregue e você precisa devolvê-la, saiba que a opção de atendimento somente será liberada após o retorno da mercadoria no Centro de Devolução e análise das condições do produto. Este processo é válido tanto para produtos vendidos e entregues pela RicardoEletro.com quanto para produtos vendidos e entregues por parceiros de Marketplace.

A RicardoEletro.com tem 30 (trinta) dias corridos, a contar da data do recebimento do seu produto no Centro de Distribuição, para resolver a ocorrência comunicada à Central de Atendimento. Para os produtos vendidos e entregues pelos Parceiros de Marketplace, assim que o Centro de Devoluções do parceiro receber a mercadoria será realizado a análise de suas condições, e só então liberada a opção de atendimento solicitada.

Devolução por postagem na agência dos Correios

A devolução de produtos leves é realizada via autorização de postagem gerada ao consumidor. A maioria de nossas devoluções é feitas pelos Correios, devido às dimensões e agilidade no processo. Esse processo é gratuito e funciona da seguinte forma:

  • Após solicitar a devolução de seu pedido ao nosso atendimento, enviaremos um código de autorização de postagem, que deverá ser impresso e apresentado na agência dos Correios mais próxima de você.
  • Embale o produto em sua embalagem original;
  • Devolva todos os itens/acessórios que acompanham o produto (ex: manual, controle remoto, fone de ouvido, cabos, etc);
  • Relate no verso do DANFE o motivo da devolução e o envie juntamente com o produto. É imprescindível que ele seja enviado para que o produto seja identificado e não seja recusado pelo Centro de Devolução e devolvido.

IMPORTANTE! A autorização não pode ser utilizada em Agência de Correios Franqueada - ACF. Você poderá consultar o endereço das Agências dos Correios da sua cidade clicando aqui. As Agências Próprias são identificadas pela sigla AC.

Ao postar o produto na Agência dos Correios, será fornecido o comprovante de postagem. Ele contém o código de rastreamento do objeto para acompanhamento da devolução da mercadoria.

Devolução por coleta no endereço de entrega

A coleta de produtos está disponível conforme as características da mercadoria, geralmente utilizada para produtos acima de 30 (trinta) quilos. A transportadora parceira realizará a retirada da mercadoria somente no endereço cadastrado pelo Cliente para a entrega.

Este processo também é gratuito e funciona da seguinte forma:

  • Após solicitar a devolução de seu pedido a nossa Central de Atendimento, informaremos o prazo para coleta via e-mail. Durante está solicitação, é muito importante informar as condições reais do produto, pois a transportadora poderá recusar-se a coletar um produto diferente das condições informadas;
  • Embale o produto em sua embalagem original;
  • Devolva todos os itens/acessórios que acompanham o produto (ex: manual, controle remoto, cabos, etc);
  • Relate no verso do DANFE o motivo da devolução e o entregue juntamente com o produto. É imprescindível que ele seja entregue ao transportador para identificação de sua solicitação;
  • No ato da coleta, peça ao transportador o comprovante de retirada do produto. Esse documento é a garantia de que a coleta foi realizada no local. Não se incomode de pedir, caso ele se esqueça de entregar.

Assim que o Centro de Devolução receber a mercadoria, realizaremos a análise de suas condições, e só então liberaremos a opção de atendimento solicitada.

3. Restituição de valores

Os valores pagos serão ressarcidos juntamente com o respectivo frete, de acordo com a forma de pagamento utilizada na compra, desde que as condições das mercadorias estejam conforme descritas nesta política. No caso de devolução parcial do pedido, o frete a ser devolvido será proporcional.

Quando você fizer a devolução de algum produto, poderá ser atendido da seguinte forma:

Caso o pedido tenha sido realizado com cartão de crédito, você poderá solicitar:

  • Reenvio do produto (de acordo com a disponibilidade de estoque);
  • Estorno do valor pago, realizado no prazo de até 3 (três) faturas do cartão de crédito (esse procedimento é de responsabilidade da administradora do cartão);
  • Vale troca.

Caso o pedido tenha sido realizado com boleto bancário:

  • Reenvio do produto (de acordo com a disponibilidade de estoque);
  • Reembolso do valor pago (realizado em até 15 (quinze) dias úteis em conta do titular da compra);
  • Vale troca.

*Caso a devolução tenha sido feita por arrependimento, a opção de reenvio não será acatada.

Fiz uma compra e estou arrependido(a). Como faço para cancelar minha entrega?

Primeiro, precisamos entender a situação de seu pedido. Os questionamentos abaixo indicarão qual a melhor solução para o seu caso:

A Nota Fiscal (NFe) foi emitida?

Se a nota fiscal de seu pedido (NFe) foi emitida, isso significa que seu pedido já foi separado e provavelmente entregue à transportadora. Devido ao alto volume de pedidos recebidos em nosso site, talvez não seja possível impedir essa entrega. Por isso, será necessário que você recuse o recebimento do produto e entre em contato conosco para registrar sua solicitação de cancelamento por aqui. Após a recusa, a transportadora retornará com mercadoria ao Centro de Distribuição correspondente e você será atendido com o cancelamento da compra. *

*Válido tanto para produtos vendidos e entregues por Ricardo Eletro quanto por produtos vendidos e entregues por parceiros via Marketplace.

A Nota Fiscal ainda não foi emitida?

Então, o ideal é que você entre em contato conosco, através do telefone 4002-2343, para verificarmos a possibilidade de cancelarmos o pedido antes do(s) produto(s) saírem para entrega.

Como trabalhamos com um processo de envio otimizado, pode ser que durante esse período o seu pedido tenha a Nota Fiscal emitida e o envio à transportadora efetivado. Neste caso, orientamos que você recuse o produto no ato da entrega e entre em contato conosco novamente para nos informar sobre a recusa, pois assim conseguimos tratar melhor a sua solicitação. Quando o parceiro logístico retornar a mercadoria ao Centro de Distribuição, a nossa equipe entrará em contato com você para finalizar o cancelamento da compra. *

*Válido tanto para produtos vendidos e entregues por Ricardo Eletro quanto por produtos vendidos e entregues por parceiros via Marketplace.

Ao optar pelo cancelamento de seu pedido, você poderá ser ressarcido das seguidas formas:

  • Pagamento realizado por Cartão de Crédito: você pode optar pelo estorno do valor pago (realizado no prazo de até 3 (três) faturas do cartão de crédito) ou um vale troca. Não é possível creditar o valor em conta.

  • Pagamento realizado por Boleto Bancário: o reembolso do valor pago pode ser feito como crédito em conta (realizado no prazo de 15 (quinze) dias úteis, para conta do titular do pedido) ou um vale troca.

Meu produto chegou faltando acessórios. O que devo fazer?

Neste caso, certifique-se que os acessórios não estão à parte na embalagem. Por exemplo, alguns produtos como aspiradores de pó mantém os acessórios encaixados na parte de dentro do produto.

Caso não localize, entre em contato com nossos canais de atendimento para ajuda.

Recebi um produto com defeito. O que devo fazer?

Você tem até 7 (sete) dias para solicitar a troca ou devolução de qualquer produto que comprar no site. Confira em nossa Politica de Troca e Devolução as opções de atendimento disponíveis.

Se o produto apresentou defeito após esse prazo e ainda está na garantia original do fabricante, por favor, entre em contato com o fornecedor. Para te ajudar, disponibilizamos a lista de alguns fornecedores aqui.

Como faço para trocar um produto?

Você tem até 7 (sete) dias para solicitar a troca ou devolução de qualquer produto que comprar no site. Confira em nossa Politica de Troca e Devolução as opções de atendimento disponíveis.

Para solicitar a troca de seu produto, clique aqui.

Comprei um produto e me arrependi. O que faço?

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, você tem até 7 (sete) dias para arrepender-se de compras realizadas pela por telefone ou internet.

Para solicitar o cancelamento da compra por arrependimento, não serão admitidos qualquer indício de uso ou avaria do produto, de seus acessórios ou de suas embalagens.

Confira em nossa Política de Troca e Devolução as condições de arrependimento.

Qual o prazo de resolução da minha troca?

A Ricardo Eletro tem 30 (trinta) dias corridos, a contar da data do recebimento do(s) produto(s) em nosso Centro de Devolução, para analisar se a solicitação está de acordo com os requisitos de nossa Política de Troca e Devolução. Estando dentro dos requisitos, daremos continuidade à opção de atendimento escolhida e comunicada à Central de Relacionamento.

No caso de produtos vendidos e entregues por parceiros de Marketplace, o prazo é de 30 (trinta) dias corridos para realizar a troca, contados a partir do recebimento do(s) produto(s) no Centro de Devolução do parceiro.

Como faço a devolução de um produto?

A devolução de mercadorias pode ser feita por postagem pelos Correios ou coleta por transportadora no local da entrega, a depender das dimensões e peso do produto.

É importante saber que para que a transportadora conclua a coleta, o produto deve estar obrigatoriamente na embalagem original, sem indício de uso/desgaste, sem violação do lacre original do fabricante e não pode estar em uso. Também deve acompanhar manual e todos os seus acessórios. Faça uma ressalva no verso do DANFE relatando o motivo da devolução e o entregue junto com o produto.

Confira mais detalhes em nossa Política de Troca e Devolução.

A coleta do meu produto está atrasada. O que faço?

A Ricardo Eletro mantém seu compromisso de sempre garantir a satisfação de nossos Clientes. Alguns detalhes podem te ajudar a verificar o que pode ter acontecido:

Data de Coleta: confirme no e-mail encaminhado sobre o processo de coleta do produto se a previsão de recolhimento do produto pelo transportador está expirada. Se a coleta solicitada está atrasada, você pode entrar em contato conosco por aqui.

Tentativas de Coleta: alguns fatores como a ausência de pessoa autorizada a acompanhar a coleta do(s) produto(s), ou o endereço errado podem atrasar a coleta do pedido. Caso a transportadora já tenha ido até o local para a tentativa de coleta, pedimos que aguarde um prazo entre 24h e 48h úteis (a transportadora tem o compromisso de realizar três tentativas de coleta, em dias e horários diferentes).

Também, a transportadora poderá recusar-se a concluir a coleta caso as condições do produto estejam divergentes ao que foi informado em nosso atendimento. O produto também não poderá estar em uso. Certifique-se que nenhuma pessoa no local de coleta recusou o acompanhamento da equipe. Se você mora em condomínio ou apartamento, verifique se uma tentativa de coleta já não foi realizada.

Fatores naturais ou ocorrências adversas: alguns fatores como chuvas fortes, acidentes ou greves na região podem impossibilitar a chegada da equipe ao local de coleta. Caso precise de ajuda para esclarecer o ocorrido, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento.

A transportadora tentou realizar a coleta do produto, mas não tinha ninguém no endereço. Eles tentarão nova coleta?

Não se preocupe! Serão feitas mais duas tentativas de coleta. Caso essas três tentativas resultem no insucesso da coleta, o processo será cancelado, portanto, não deixe de entrar em contato conosco para comunicar qualquer ocorrência! Você pode mandar um e-mail por aqui.

Contato dos Fabricantes

FornecedorTelefoneSite
ACER 0800 721 2237 br.acer.com/ac/pt/BR/content/support
Alcatel 0800 941 9822 www.alcatelonetouch.com/br
Alegrete (11) 4674-1771 www.alegrete.net
AOC 0800-10-9539 www.aoc.com.br
Arno (11) 2915-4400 www.arno.com.br
Atlas 0800-707-1696 www.atlaseletrodomesticos.com.br
ASUS 4003-0988 / 0800-880-0988 www.asus.com/br/
Black&Decker 0800-703-4644 www.blackanddecker.com.br
Bosch (11) 2126-1950 / (11) 2126-1950 / 0800-704-5446 www.bosch.com.br/ www.boscheletrodomesticos.com.br
Brastemp 3003 0099 / 0800-970-0999 www.brastemp.com.br
Britânia 0800-417-644 www.britania.com.br
By Kids (11) 2081-7751 / (11) 2081-7750/7755 / 0800-119-040 www.conthey.com.br
Capri (11) 2161-0666 www.barracascapri.com.br
CCE / CCE Info (11) 3304-6654/4501-3001 / 0800-883-7023 www.cce.com.br / www.cceinfo.com.br
Colormaq (18) 3631-8500 / 0800 940 3266 www.colormaq.com.br
Century 0800-604-2929 www.centurybr.com.br
Consepts (11) 3868.1420 www.sunnysolutions.com.br
Consul 3003- 0777 / 0800- 970-0777 www.consul.com.br
Continental (11) 2126-1953 / 0800-702-0053 www.continental.com.br
Cougar (11) 5069-4401 / 0300-789-7784 www.cougareletronicos.com.br
Cromus (11) 4070-7899 / 0800-019-0090 www.antenascromus.com.br
Dako 4004-0113/0114 /4004-0119 www.dako.com.br
Dellar (11) 3452-3939 www.dellar.com.br
Delta Max (11) 2631-4126 www.deltaimport.com.br
Dewalt (Ferramentas) 0800- 703- 4644 www.dewalt.com.br
DL (35) 3473-0220 / 0800- 880-2144 www.dleletronicos.com.br
Dynacom (11) 3366-9166 / 0800 -770-1699 www.dynacon.com.br
Electrolux (41) 3340 4321 / 0800-728-8778 www.electrolux.com.br
Elgin (Condicionadores) (11) 3383-5555 / 0800-703-5446 www.elgin.com.br
Esmaltec (85) 3299-8902 / 0800-275-1414 www.esmaltec.com.br
Faet (21) 3972-5890 / (21) 2273-8822 / 0800-238-822 www.faetsa.com.br
Fenix (bicicletas) (61) 3357-4640
Fischer (47) 3251-2000 / 0800-473-535 www.fischer.com.br
Gama Italy 0800-724-4262 www.gamaitaly.com.br
Ge 4004-0114/0113 / 4004-0119 www.geeletrodomesticos.com.br
Gree 0800-556-188 www.gree.com.br
HUAWEI 0800 883 0808 / 4003-0828 www.huawei.com/br
H-Buster (11) 2137-2088/ 0800-724-8882 www.hbuster.com.br
Houston 0800-703-3440 www.houston.com.br
HP 11-4004-7751/ 0800-709-7751 www.hp.com.br
Hyndai 0800-285-4505 www.hyundaieletronicos.com.br
Ibratele 0800-167-176 www.ibratele.com.br
Intelbras / Intelbras Informática (48) 2106-0006 / 0800-704-2767 www.intelbras.com.br
JVC (11) 3371-2727 www.jvc.com.br
Karcher 0800-176-111 www.karcher.com.br
Konik (11) 3032-5656 / 0800-774-4313 www.konikbrasil.com.br
Kodak 0800-891-4213 www.kodak.com.br
Latina 0800-123-090 www.latinatec.com.br
Layr (11) 2187-7676 www.layr.com.br
Leadership (carregador de pilhas) (21) 3344-5400 / 0800-722-2208 www.leadership.com.br
Lenoxx Sound (11) 3339-9954 / 0800- 772-9209 www.lenoxxsound.com.br
Lenovo 0800-888-5366 (exceto grande São Paulo) www.lenovo.com
LG Notebook 4004-5400 / 0800-707-5454 www.lge.com.br
LG/LINHA BRANCA 4004-5400 / 0800-707-5454 www.lge.com.br
Loren Side (17) 3531-1200/1240 / 0800-123-113 www.lorensid.com.br
Mabe (11) 3351-4900 / 0800-772-6223 www.mabebrasil.com.br
Mallory 0800-704-0848 www.mallory.com.br
Master Frio 0800-722-0112 www.masterfrio.com.br
Megaware 4003-1123 / 0800-721-0000 www.megaware.com.br
Metalfrio 0800- 702-0052 www.metalfrio.com.br
Mirage/Multilaser 4003-5200 / 0800-772-2367 www.mirage.com.br / www.multilaser.com.br
Mondial 0800-550-393 www.mondialline.com.br
Mondaine (relógios) (31) 3516-7699 www.relogiosmondaine.com.br
Mormaii (relógios) 0800-644- 7711 www.mormaii.com.br
Motorola 4002-1244 / 0800-773-1244 www.motorola.com.br
Multilaser 0800 77 22 367 / 4003 8688 www.multilaser.com.br/suporte
NAV CITY 08000-770-0628 navcity.com.br
Nevoni (11) 4707-1200 / (11) 4619-2066 www.nevoni.com.br
Nokia 4003-2525 www.nokia.com.br
Panasonic (12) 3935-9300 / 0800-011-1033 www.panasonic.com.br
PEGAVISION (video game) 0800 940-6001 www.xsoundbrasil.com.br
Philco (11) 2168-2870 / 0800-645-8300 www.philco.com.br
Philips (11) 2121-0203 / 0800-701-0203 / 0800-701-0297 www.philips.com.br
Pioneer 0800 600 5725 www.pioneer.com.br
Positivo 4002-6440 / 0800-6447500 www.positivoinformatica.com.br
Proview (Receptor) (92) 2101-8188 / 0800-707 8188 www.proviewbr.com.br
Samsung 0800-124-421 / 4004-0000 www.samsung.com.br
Seculus (relógios) (31) 3516-7699 www.seculusrelogios.com.br
Semp Toshiba (11) 3232-2000 / (11) 5643-5050 / 0800- 725-9191 www.semptoshiba.com.br
Semp Toshiba Informática (11)5643-5000 www.semptoshiba.com.br
PHASER KINO (11)3879-6669
Sony (11) 3677-1080 / 4003-7669 // 0800-880-7669 www.sony.com.br
Play Station Eletro Tigre (11) 5071-2289 / (11) 5562-4967
Play Station Euroamérica (11) 3803-9573
Play Station Genesys 0800-772-8808
Sony Ericsson 4001-0444 www.sonyericsson.com
Springer 4003-6707 / 0800-887-6707 www.springer.com.br
Suggar (31) 2125-5200 / 0800-200-5050 www.suggar.com.br
Technos (11) 3222-8044 www.technos.com.br
Tany (11) 2799-2500 / 0800-556-474 www.tany.com.br
Tayff 0800-171- 655 www.taiff.com.br
Tectoy (11) 3018-8080 / 0800-770-1247 www.tectoy.com.br
Toolplayer 0800-8868-665 www.toolplayer.com.br
Vetch 4003-6410 / 4003-6420 www.vtechbrasil.com.br
Vicini (21) 3219-1800 / 0800- 979-9159 www.vicinibrasil.com.br
Walita (11) 2121-0203 / 0800-701-0203 www.walita.com.br
Wap (Lavadora de alta pressão) (41) 2102-0300 www.fresnowap.com.br
Zaitec (71) 3369-2564 / (71) 3443-0300 www.zaitec.net/assistenciatecnica.php
Zte 0800 701 0983 / 4007-1022 www.ztebrasil.com.br

Posso trocar os produtos nas lojas físicas da Ricardo Eletro?

No momento não temos esta opção. O estoque da RicardoEletro.com é diferente das Lojas Físicas Ricardo Eletro, por esse motivo concluímos as solicitações separadamente.